14 de junho de 2012

Tempo Perdido

Google Imagens
A vida é uma caixinha de surpresas – diz o velho ditado – quando menos se espera ela sofre uma transformação, escrevi sobre isso no artigo da última semana, dessa vez pretendo escrever sobre as pessoas que não são capazes de reagir às mudanças. Pessoas que não as aceitam e por isso empacam feito burro de carga – apenas para ilustrar com outro velho ditado.

Pois bem, não sou especialista em qualquer tipo de ciência comportamental, o que sei, aliás, o que penso que sei sobre o tema, é fruto de minha experiência pessoal, de quem conviveu com muitas pessoas, de quem já viveu inúmeras situações, e aí pode dar seu “pitaco” sobre o tema.

Enfrentar uma mudança sem um planejamento prévio, não é das tarefas mais fáceis ou sequer pode ser considerado uma situação confortável, mas elas acontecem. As transformações, por inúmeros motivos, nem sempre enviam um aviso prévio. Quando muito, emitem fracos sinais que precisam ser decodificados pelos mais atentos.

Entretanto, há aqueles que resistem bravamente a qualquer mudança. Que se prendem ao passado, às velhas fotografias, aos papéis amarelados pelo tempo e à memória daqueles que se foram e que, mesmos não estando mortos, continuam suas vidas em outros ambientes, com outras pessoas, e às vezes não querem ou não podem voltar, pois isso significaria uma regressão.

Essas pessoas que enfrentam dificuldades com o novo, costumam não enxergar o óbvio, que depende delas o sucesso ou o fracasso de sua nova jornada. Ao se posicionarem contra as mudanças, contra os novos ares ou diretrizes, essas pessoas tendem a se isolar e principalmente a se prejudicar, pois tornam-se antipáticas e mais que isso, tornam-se obsoletas, quando o ambiente é o do trabalho.

Elas, já considerando-as obsoletas, perdem a oportunidade do crescimento, de novos relacionamentos e oportunidades. Perdem espaço para o novo que chega e transforma a realidade. Assim, tornam-se apenas pessoas perdedoras, e quando perceberem isso pode ser muito tarde para recuperar o tempo perdido.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes