21 de junho de 2012

Família

Google Imagens
Papai, mamãe, avós, tios, filhos, primos, netos e outros membros compõem uma família. Pessoas comuns, que vivem seu dia a dia cheios de afazeres, compromissos e muita correria. Normalmente, quando uma família é muito grande, nem sempre seus membros conseguem se encontrar com muita freqüência, por vezes passam anos sem se verem.

Via de regra, há dois eventos que reúnem as grandes famílias, um triste e outro feliz. O primeiro é o caso de perda de um dos membros, nesse momento todos deixam seus afazeres importantes, sua rotina e correm para prestarem as últimas homenagens a quem partiu. Esse é um momento muito difícil, de lágrimas e saudosismo. Quase não há prazer nesse reencontro ou tempo para conversar e matar saudades. A dor da perda de quem partiu, o vazio que ficará por sua ausência tomam todo espaço existente.

O segundo motivo que quero destacar é o casamento. Evento que reúne familiares e amigos para celebrar uma promessa de felicidade eterna, por isso é um reencontro feliz. Rever tios de quem não lembramos, primos que quando nos encontramos pela última vez tinham cinco ou dez anos e que agora já tem filhos com cinco ou dez anos, é uma festa à parte. O tempo da festa é dividido entre celebrar a nova família que está sendo criada à partir daquela cerimônia, e rever, contar e ouvir tudo sobre a vida de todos os parentes distantes.

Mil fotos são batidas, uma disputa para ver quem ficará ao lado do tio anfitrião, da vovozinha, ou do primo mais bonito. Relembrar os parentes que já desencarnaram, ouvir as fofocas sobre a vida de um ou outro primo, conhecer os novos bebês, ai que delícia.

Família é isso, a base sólida que todos nós precisamos ter, mesmo que vivamos a distância. Basta sabermos que no instante que for necessário eles estarão lá, como o apoio necessário para superação de um momento difícil. Esta instituição que já foi muitas vezes vaticinada como falida, é um dos mais importantes pilares de sustentação social a sua desestruturação tem nos custado muito caro.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes