10 de fevereiro de 2014

Segunda Saudável: Ora-pro-nóbis

Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata), do latim "rogai por nós", é uma cactácea, um cacto trepadeira com folhas. Tem espinhos e pode ser usada em cercas-vivas, se desenvolvendo bem tanto à sombra como ao sol.
 
Originária do continente americano, encontram-se variedades nativas dessa hortaliça perene, rústica e resistente à seca da Flórida, nos Estados Unidos, à região sudeste do Brasil.
 
Segundo tradições populares, o nome teria sido criado por pessoas que colhiam a planta no quintal de um padre, enquanto ele rezava em latim: Ora pro nobis. Sendo conhecido também como Lobrobô ou Lobrobó.
 
O nome científico é uma homenagem ao cientista francês Nicolas-Claude Fabri de Peiresc, e o termo aculeata vem do latim e significa espinho, agulha.
 
Acredita-se que o cultivo em larga escala do ora-pro-nóbis poderia representar uma revolução nos recursos alimentícios da humanidade, devido a seu fácil cultivo, grande produção e alto valor nutricional.
 
Gastronomia
 
É um vegetal rico em ferro, ajuda a curar anemias das mais graves. Usa-se como o orégano, em forma de folha seca e moída. Também usada no preparo da farinha múltipla, complemento nutricional no combate à fome.
 
Suas folhas são ricas em mucilagem, que contribui para o bom funcionamento do intestino.
 
As folhas secas e moídas são usadas em diferentes receitas, especialmente em sopas, omeletes, tortas e refogados. Muita gente prefere consumir as folhas cruas em saladas, acompanhando o prato principal. Outros as usam como mistura para enriquecer farinha, massas e pães em geral. É servido cotidianamente nas cidades históricas do estado de Minas Gerais, onde a planta é mais popular.
 
Ainda há o emprego para a produção de mel e possui 25,4% de proteínas (das folhas secas), sendo por isso conhecido como "carne dos pobres", vitaminas A, B e C bem como, além do ferro, minerais como cálcio e fósforo.
 
Cultivo
 
A variedade tem flores brancas, quando é mais adequada para consumo e suas folhas podem ser ingeridas refogadas ou mesmo cruas, as flores também são comestíveis. A variedade comestível tem miolo alaranjado e folhas pequenas e suculentas.
 
A ora-pro-nóbis é propagada por meio de estacas plantadas em solo fértil enriquecido matéria orgânica e, depois de enraizadas, são transplantadas para o local definitivo. Serve também para alimentação animal, in natura ou na ração, barateando os custos da produção.
 
No Brasil
 
Encontrado em diversos estados do Brasil, em algumas localidades atingiu o status de ingrediente culinário, onde é refogado com vários tipos de carnes e é empregado em ensopados.
 
Na cidade de Sabará, existe o Festival do Ora-pro-nóbis, onde é comum utilizar a cactácea para pratos culinários. Em Sabará também teria surgido a lenda de que o nome ora-pro-nóbis é uma referência a uma lenda que em uma época em que pessoas colhiam a planta no quintal da casa de um pároco, ele sempre rezava uma ladainha.
 
Em Tiradentes, outra cidade brasileira de Minas Gerais, também há restaurantes que utilizam a ora-pro-nóbis, sendo apreciado o frango com ora-pro-nóbis.
 
Fonte: Universo Jatobá / Cine e Séries
 
 
As Músicas Mais Marcantes do Cinema: When a Man Loves a Woman

 
É um filme norte-americano do gênero drama do ano de 1994, foi escrito por Al Franken e Ronald Bass, estrelando Andy Garcia, Meg Ryan, Tina Majorino, Mae Whitman, Ellen Burstyn, Lauren Tom e Philip Seymour Hoffman.
 
Pela sua atuação, Meg Ryan recebeu uma nomeação ao Screen Actors Guild Awards por Best Female Actor in a Leading Role. O título do filme foi retirado da música de mesmo nome.
 
É uma das canções de amor mais conhecidas de todos os tempos composta por Calvin Lewis e Andrew Wright e gravada por Percy Sledge e lançada em 1966. O hit foi inspirado no fim do relacionamento de Percy e sua namorada, que tentava uma carreira de modelo. A canção já foi regravada por vários artistas como Michael Bolton, Karen Dalton, Johnny Rivers, Jerry Lee Lewis, Kenny Rogers, Art Garfunkel, entre outros.
  
 
Um grande abraço e até semana que vem!








0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes