21 de fevereiro de 2013

Samba, suor, cerveja e responsabilidade

Google Imagens
Finalmente o carnaval acabou e nosso ano começará! Esta festa popular tem o poder de conduzir nossas vidas. Costumamos fazer planos para os dias de festa: vamos viajar, curtir o carnaval de rua, vamos descansar, vamos visitar parentes e amigos distantes, enfim, sempre planejamos alguma coisa. Mesmo aquelas pessoas que não gostam de carnaval, se programam para o carnaval, um retiro espiritual costuma ser a opção preferida dos religiosos por exemplo. 

A origem desta festa, também chamada pagã, está na Grécia antiga, nos festejos ao deus do vinho Baco. Ao longo do tempo, muitos povos tiveram suas festas populares que foram se somando até chegar aqui no Brasil e ao misturarem-se com a música e a dança dos escravos alforriados, o samba estava criado. Os cortejos, cordões e finalmente as escolas de samba, seguidos pelo trio elétrico e pelo frevo, formaram o que hoje é o nosso carnaval. 

Para quem gosta de curtir, de ir aos bailes, seguir o trio elétrico, aos desfiles de rua ou ficar em casa com o som alto e a churrasqueira acesa, a atenção teve que ser redobrada, pois a lei seca está muito mais rígida e criteriosa. Ainda assim, os acidentes não deixaram de acontecer. Vidas continuaram sendo perdidas no transito em decorrência da péssima mistura entre álcool e direção. Mas ao menos os números caíram, e mesmo que essa queda tenha sido considerada baixa já é um avanço. 

Ainda há quem reclame: “quer dizer que agora não posso nem mesmo comer um bombom de licor?”. Sim, o rigor está aí para nos proteger, para proteger nossos filhos. Se os motoristas fossem mais responsáveis e educados não precisaríamos dessa lei. 

Esse rigor é para nos educar, coisa que deveria ter sido feita há muito tempo. Mas sempre é tempo de aprender, para que todos nós possamos curtir todas as festas sem perigo. Infelizmente, o transito brasileiro mata mais que muitas guerras que ocorrem no mundo atual. Samba, suor e cerveja são muito bons, mas a responsabilidade é ainda melhor!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes