24 de maio de 2012

Verdade

Google Imagens
Na última semana foi oficialmente criada a Comissão da Verdade, que deverá investigar casos de abusos contra os Direitos Humanos no Brasil entre os anos de 1946 a 1985.

A primeira data refere-se ao inicio do período da redemocratização do Brasil após o Estado Novo – ditadura implantada por Getúlio Vargas de 1937 a 1945 – com a eleição de Eurico Gaspar Dutra para presidente. Logo no inicio de seu governo, foi aprovada a Constituição de 1946, que buscava a redemocratização após o período ditatorial de Vargas, mas apesar da nova Carta Magna assegurar direitos civis e políticos de todos cidadãos brasileiro, o novo governo reprimiu com veemência todos os movimentos populares, caçou licença de partidos de esquerda e voltou a perseguir o lendário cavaleiro da esperança Luís Carlos Prestes. Essas ações de perseguição foram realizadas a custa de muitas prisões e torturas.

Outro período importante a ser avaliado será o da ditadura militar (1964-1985), em que inúmeras violações dos direitos civis aconteceram: torturas, mortes e desaparecimentos, tornaram-se ações comuns que justificavam uma suposta proteção da Nação brasileira contra o perigo comunista. Tema que abordei em meus artigos durante o mês de abril.

A história do Brasil foi construída em cima de violações dos direitos humanos, mesmo nos períodos em que nem se falavam neles. A dizimação das Nações indígenas que aqui viviam e a expropriações de suas terras, a escravidão, crianças abandonadas e muitas outras condutas que desrespeitaram e ainda desrespeitam a população brasileira.

A Comissão da Verdade não tem poder de polícia e por isso não poderá punir ninguém por qualquer crime, mas ela terá o poder de resgatar parte importante de nossa história, e mais ainda, de divulgar tudo que for apurado. Assim quem sabe, consigamos impedir que estes erros continuem ou voltem a acontecer. Faço coro para os que torcem pelo sucesso dos trabalhos dessa comissão, que ela traga mais luz à nossa história!


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes