16 de maio de 2012

Charuto de Repolho



Adoro receitas do estilo "prato único". Apesar de que, às vezes, dá um trabalho maior, o resultado sempre é incrível. Nesse caso, o Charuto de Repolho fica com um sabor delicioso, o recheio bem temperadinho.. ai, que água na boca que me deu logo cedo! rs

Ainda mais com esse tempinho com cara de Inverno, essa receita cai perfeitamente no almoço de hoje. Que tal prepará-la para a sua família e/ou amigos?

Ingredientes para o charuto:
1 repolho grande
300g de carne moída
1/3 xícara (chá) de arroz
1 cebola média picada em cubinhos
2 dentes de alho espremidos
1 tomate sem semente picadinho
Suco de 1 limão
Salsinha
Pimenta
Orégano
Sal
Azeite


Ingredientes para o Molho:
1 lata de molho de tomate
2 latas (mesma medida) de água
1 caldo de carne
Sal
Orégano
Pimenta
Azeitonas pretas

*****************************

Parte 1 – Preparo do Charuto

Em um refratário, tempere a carne moída com a cebola, o alho, o tomate, o suco de 1 limão, salsinha, orégano, pimenta, sal e azeite. Acrescente o arroz cru e mexa bem. Reserve.

Em uma panela grande coloque água até metade do utensílio e leve ao fogo para esquentar. Quando levantar as primeiras bolhas de fervura, coloque o repolho inteiro e deixe ferver até você sentir que amoleceu um pouco (faça o teste com um garfo). Retire da água fervente e espere o repolho amornar, assim facilita ao retirar as folhas. Outra técnica é você retirar a parte mais dura do repolho (com ele ainda cru) e delicadamente separar as folhas. Assim, você só ferverá as folhas separadamente. O ponto ideal do cozimento das folhas é quando dobradas elas não se quebram.

Em uma superfície lisa, acomode uma folha de repolho pré-cozida. Coloque uma quantidade da mistura de carne moída e arroz proporcional ao tamanho da folha (de 1 a 4 colheres – sopa – de recheio). Enrole formando um charuto e dobre as pontas. Prenda com palitos ou barbante. Faça até o término das folhas de repolho.

********************************

Parte 2 – Cozimento do Charuto

Em uma panela grande, acomode os charutos. Por cima, coloque o molho de tomate, a água e os demais temperos. Misture delicadamente. Leve ao fogo baixo e deixe cozinhar por 30 a 40 minutos. Caso o molho secar muito, vá adicionando água quente.

Por último, adicione as azeitonas pretas. Apure por mais 1 minuto.

Sirva o charuto regado com azeite.

Bom Apetite!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes