5 de setembro de 2011

Segunda Saudável: Berinjela

Segundo alguns historiadores, seu cultivo começou como planta ornamental na Índia há cerca de quatro mil anos tendo chegado à Europa no século XIII através dos árabes da Península Ibérica, pois eram e são grandes apreciadores desse fruto.

Tipos de Berinjelas

Existem vários tipos desse fruto que diferenciam-se pela sua cores as mais comuns são o vermelho escuro ou roxo, mas pode também ser branca, embora esta seja rara.

De polpa macia e flexível, tem uma película lisa e lustrosa que a envolve. No mercado português as variedades mais comuns são a híbrida, grande e roxa, a híbrida super F-100, no tom vermelho escuro brilhante e a embu, de cor roxa avermelhada, todas com pedúnculo verde.

Uso medicinal

A berinjela: os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.

A eficácia da berinjela no tratamento de hipercolesterolémia e no controle do colesterol é controversa. Uma pesquisa realizada no Instituto de Biociências da UNESP de Botucatu - São Paulo teria mostrado que a berinjela pode reduzir até 30% as taxas do colesterol[carece de fontes]. Um estudo clínico do Instituto do Coração de São Paulo não confirmou tais resultados; o trabalho publicado afirma que a berinjela não deve ser encarada como substituto de estatina.[2]. Ainda não se sabe qual o princípio ativo responsável pela redução das taxas de colesterol, mas os cientistas suspeitam de um alcalóide existente na berinjela.

Por ser essa fruta rica em proteínas, vitaminas (A, B1, B2, B5, C), minerais (cálcio, fósforo, ferro, potássio, magnésio) e alcalóides, que atuam diminuindo a pressão sanguínea, prevenindo a arterosclerose, os naturalistas recomendam o seu consumo para prevenir alguns males referentes ao fluxo sanguíneo.

Também é recomendada nos casos de artrite, apresentando bons resultados na gota e no reumatismo, bem como na diabetes e nas inflamações da pele em geral.

É também muito digestiva, nutritiva e laxante, por esse motivo é indicada nos casos de desnutrição, indigestão e prisão de ventre. O consumo da berinjela está também indicado para problemas do fígado e do estômago.

DICA: As melhores berinjelas são as de estrutura firme e cascas bem brilhantes. As opacas e amolecidas já estão velhas e perderam um pouco suas propriedades nutricionais.

Curiosidades

• Com a berinjela é possível fazer tortas de sabor agradável. É vendida em pó como legume medicinal.

• Cozida, frita, assada ou grelhada, a berinjela combina bem com pimento, tomate, cebolas e azeitonas, tornando-se um óptimo acompanhamento para carnes grelhadas e assadas. Também se podem fazer gostosas porções com vinagre com sabor característico.

• Se guardada dentro do frigorífico, num saco plástico, dura de uma a duas semanas.

• Para retirar o gosto amargo que a caracteriza, corte-a ao meio, esfregue com sal e escorra, ou deixe-a aberta coberta com água e sal, limão ou vinagre, durante, pelos menos, 15 minutos. Escorra em seguida e seque com papel absorvente.

• Uma boa maneira de aproveitar todas as suas propriedades sem sentir o sabor amargo do fruto é cortá-lo em cubos e mistura-lo ainda cru ao alimento, no momento da refeição.

Receitas de Berinjela no Brincando de Cozinhar e Cia:

Fonte:Wikipedia

Banda da semana...Bon Jovi!


John Frank Bongiovi nasceu em 2 de março de 1969, em Nova Jersey. Sua primeira guitarra foi um presente de natal dado por sua mãe, Carol Bongiovi, quando ele tinha apenas 7 anos. Jon sempre mostrou interesse pela indústria fonográfica. Ele formou sua primeira banda, que se chamava "Starz", ainda no colégio.

Depois da primeira apresentação, a banda teve seu nome alterado para "Raze" e tocou 3 músicas (incluindo "Johnny Be Good" de Chuck Berry) no concurso de talentos da escola, ficando em último lugar. Após o fim de "Raze", John formou uma nova banda chamada "ACE" (Atlantic City Express Way), com o talentoso tecladista - e amigo de infância - David Rashbaum, além de outros músicos.

Apesar do sucesso da banda no circuito de clubes e bares de Nova Jersey e a eventual ajuda de lendas da música residentes em Jersey, como Bruce Springsteen e Southside Johnny (que gostava de subir ao palco junto com a banda para tocarem algumas músicas), a banda nunca realmente progrediu. Depois de "ACE", John formou mais uma banda; "The Rest", que também não chegou a fazer sucesso.

Após essa série de fracassos, John decidiu que precisava aprender mais sobre a indústria fonográfica. Ele foi contratado por seu primo em segundo grau, Tony Bongiovi, como um "artista em desenvolvimento", no famoso estúdio "Power Station" em Nova York, em setembro de 1980. Jon era um "faz-tudo", trabalhando ao lado de grandes astros como os Rolling Stones, Madonna, Ozzy Osbourne, The Talking Heads e Michael Jackson, que gravaram naquele lugar muitos álbuns que se tornariam célebres.

 John aproveitou todo o seu tempo trabalhando na Power Station para aprender tudo o que podia sobre os processos de gravação e os negócios. Ele também gravou várias músicas-demo, quando ninguém estava usando o estúdio, trabalhando em seu álbum imaginário. Em 1982 ele gravou uma fita com três músicas, incluindo "Runaway", creditou-a à "Johnny B." e a levou à uma estação de rádio em Long Island.

Naquela época, John já estava em uma nova banda chamada "The Wild Ones", que contava com David Rashbaum nos teclados e Dave "Snake" Sabo na guitarra (o atual guitarrista da banda "Skid Row" e velho amigo de John). O DJ da rádio de Long Island gostou de "Runaway" e queria incluí-la num álbum de novos talentos, que seria lançado em pouco tempo. John aceitou a proposta e a música se tornou um sucesso instantâneo nas rádios. Logo, duas grandes gravadoras - Atlantic e Polygram - começaram uma disputa pelo contrato musical de John. No momento em que ele assinou o contrato com a Polygram, John se tornou Jon Bon Jovi.

Foi difícil criar um nome para a nova banda de Jon. Nomes como "Johnny Lightning" e "Victory" foram sugeridos, mas "Bon Jovi" foi o escolhido. Assim, David Rashbaum voltou como o tecladista, seguido de Tico Torres na bateria. Tico já tinha gravado vários álbuns com outros artistas e era um profissional com experiência no ramo. Ele era amigo de um baixista local, Alec John Such, trazendo-o para a banda. Dave Sabo foi o guitarrista original do Bon Jovi, mas depois de uma apresentação, um jovem se aproximou de Jon e disse que ele deveria ser o guitarrista. Ele era ninguém menos do que Richie Sambora, que já tinha tocado em bandas como "Message" e "Phantom's Opera".

A princípio, Jon recusou a oferta porque ele queria continuar tocando com seu velho amigo Dave Sabo. Todavia, Jon deu uma chance à Richie depois de tê-lo visto ensaiando com a banda e acabou contratando-o. Foi assim que o Bon Jovi nasceu.

Até hoje, são 27 anos de carreira, entre algumas paradas e voltas da banda,foram lançados 11 álbuns de estúdio e 5 álbuns ao vivo,coletânias...totalizando mais de 130 milhões de cópias desses trabalhos. Em turnês, o grupo já passou pelos cinco continentes.O grupo é o pioneiro do estilo MTV Unplugged.

Agora, uma das minhas músicas favoritas... Bed Of Roses!

Long Live, Rock´n Roll  \o/ e até semana que vem!

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes