15 de setembro de 2011

Meu Bem Meu Mal

Nos noticiários, tanto em jornais impressos quanto em telejornais, a predominância das notícias ruins é evidente. Há quem diga que nem quer mais acompanhá-los por não agüentar mais o desfile de desgraças diárias.

Pergunto-me então: será que só acontecem coisas ruins para serem noticiadas? Será que as pessoas só se interessam mesmo por desgraças? Há a teoria de que em geral as pessoas preferem as desgraças, saber sobre os detalhes picantes e cruéis da vida de famosos, por isso a exagerada valorização desse tipo de notícia é sempre recorrente.
Mas ainda existem notícias boas para serem divulgadas, pessoas empreendedoras que realizam grandes feitos, pessoas despojadas capazes de verdadeiros atos heróicos para ajudarem o próximo e outras tantas que sequer imaginamos.

As desgraças correm à larga, uma após a outra, por isso sempre são predominantes, mas as boas ações também acontecem o tempo todo, basta que olhemos para os lados, que procuremos dispensar para elas a nossa atenção.

Precisamos evidenciar e valorizar o bem em detrimento do mal e conscientizar que nossas ações por mínimas que possam parecer tem conseqüências. Por isso valorizar os acontecimentos bons ao invés do contrário pode nos ajudar no crescimento moral e ético.

Não pretendo ser maniqueísta, ou simplificar os fatos, ajudar alguém atravessar a rua não precisa ser manchete, assim como não se deve ocultar crimes e notícias semelhantes. Precisamos distribuir nossa atenção, valorizar o bem para buscarmos um caminho diferente deste que nos é apresentado hoje para conseguirmos superar esse momento tão cheio de acontecimentos terríveis que são diariamente noticiados.

O bem e o mal não estão dissociados um do outro, ninguém é inteiramente bom ou ruim, todos temos um pouco de cada e todos nós praticamos o bem e o mal em vários momentos de nossas vidas. Por isso, é tão importante a valorização do bem para que este consiga superar o mal, assim seguiremos avante rumo à verdadeira evolução moral.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes