21 de outubro de 2013

Segunda Saudável: Orégano

Fonte: Fitoterapia
O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

Origem

Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo Europeo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

Utilização na culinária

É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.

Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.

Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.

Dica: Para um melhor aproveitamento das características do orégano à saúde, deve ser deixado 'descansando' em óleo de canola ou azeite extra-virgem, para que suas propriedades sejam transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.

Fonte: Wikipédia / Cine e Séries



As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Don Juan DeMarco (1994)


Um homem de 21 anos (Johnny Depp) dizendo ser o famoso amante Don Juan vai até Nova York para encontrar seu amor perdido. Sentindo que não alcançará seu objetivo, o jovem tenta suicidar-se. Um psiquiatra (Marlon Brando) o convence a mudar de ideia e começa a tratá-lo. Entretanto, o extremo e irrecuperável romantismo do rapaz mostra-se contagioso, influenciando o comportamento do médico, a medida que descreve suas conquistas. Marlon Brando, Faye Dunaway e Johnny Depp proporcionam performances poderosas nesta comédia romântica altamente elogiada pela crítica.

Nome da música: Have You Ever Really Loved A Woman?
Composta por: Bryan Adams, Michael Kamen e Robert John "Mutt" Lange



Grande abraço e até semana que vem.






0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes