14 de outubro de 2013

Segunda Saudável: Curry

Fonte: Google Imagens
O Curry é uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que podem variar conforme a região em que ele foi produzido.

Dentre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes dosagens.

Na Índia, o costume é processar o tempero diariamente em casa e comê-lo puro. A forma em pó, hoje comercializada em todo o mundo, foi difundida no Ocidente pelos ingleses. 

A curcumina é o pigmento amarelo da cúrcuma, o principal ingrediente do curry.

Embora a biodisponibilidade desse pigmento seja relativamente fraca, a associação com a pimenta aumenta sua absorção e devido à variedade de temperos presentes, o curry é visto como uma especiaria com significativas propriedades funcionais.

Pesquisas realizadas no National Institutes of Health, demonstraram que a curcumina ativa a hemeoxigenase, enzima que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres e desta forma, ela ajuda a proteger o cérebro contra as doenças neuro-degenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. Além disso, a curcumina demonstrou ter ação antibacteriana, antiinflamatória, antiviral e se mostrou eficaz na proteção das doenças cardiovasculares e o câncer.

Trabalhos realizados na Universidade do Texas, com hindus que consumiam entre 100 e 200 mg de curry diariamente, mostraram uma alta prevalência de proteção ao câncer de cólon, mama e próstata nesses indivíduos.

Na culinária, é uma especiaria ideal para dar sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

O acréscimo diário de uma colher de chá de cúrcuma às sopas molhos e pratos de massas, representa um modo simples, rápido e econômico de ter um aporte suficiente dessa substância e com isso, além de dar um toque e sabor diferente aos alimentos, você ainda estará prevenindo doenças.

Fonte: Gastromia / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease - 1978)




John Travolta consolida sua posição como uma das mais versáteis e magnéticas presenças da década nas telas do cinema, nesta versão filmada de Grease, o musical de sucesso. A estrela do disco, Olivia Newton John, faz sua estréia no cinema como a ingênua Sandy, o par romântico de Travolta. O impressionante elenco coadjuvante é uma espécie de "quem é quem", neste musical sobre os fabulosos anos 50. Grease não é apenas um olhar nostálgico sobre uma época marcante, é uma energética e excitante homenagem à era do rock´n´roll.

Nome da música: Summer Nights
Escrita por: Jim Jacobs e Warren Casey
Interpretada por: John Travolta, Olivia Newton-John & Cast



Grande abraço e até semana que vem.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes