29 de outubro de 2013

Salada de Lentilha


Para quem está acompanhando a minha saga de reeducação alimentar no O Diário Falante de uma Gordinha, sabe muito bem que sou apaixonada por salada de grãos. Praticamente, toda semana faço uma, quer seja de grão de bico, soja, feijão ou lentilha. A receita, com certeza, é uma das minhas favoritas. Veja como é fácil:
 
1 pacote de lentilha (500g)
1 cebola grande em cubinhos...
1 cenoura grande ralada
3 dentes de alho picados
1 limão
2 folhas de louro
azeite
vinagre branco
orégano
sal
pimenta vermelha
Modo de Preparo:

Em uma panela, coloque a lentilha e o louro. Cubra com água até ultrapassar 2 dedos do níveldo grão. Leve ao fogo e cozinhe até ficar macia (o tempo varia de 15 a 20 minutos, por isso fique atenta uma vez que é rápido o cozimento).

Após, escorra e dê um choque térmico com água gelada. Escorra novamente.

Transfira a lentilha cozida para uma travessa grande e misture a cenoura, o alho, a cebola e a pimenta. Junte os temperos (sal, limão, azeite, vinagre e orégano).

Sirva em seguida ou, se preferir, leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora antes de servir.

Dica: use o mínimo de sal possível.

 Na geladeira, essa salada dura 5 a 7 dias
 
Bom Apetite!
 

28 de outubro de 2013

Segunda Saudável: Alfarroba


A alfarrobeira é uma árvore selvagem, nativa da costa do Mediterrâneo. A alfarroba é sua vagem comestível, semelhante ao feijão, de cor marrom escuro e sabor adocicado, utilizada pela indústria de alimentos na produção de gomas e espessantes. 

O pó ou farinha de alfarroba derivado da polpa da vagem torrada e moída é utilizado para substituir o cacau. Esse pó, contudo, possui expressiva diferença em relação ao cacau no conteúdo de açúcar e de gordura. Enquanto o cacau possui até 23% de gordura e 5% de açúcar, a alfarroba possui 0,7% de gordura e um alto teor de açúcares naturais (sacarose, glicose e frutose), em torno de 38 a 45%. 

Na Europa, principalmente na Espanha e recentemente em Portugal, a alfarroba já é acrescentada a vários doces. É uma vagem comestível, de cor escura (entre o castanho e negro), que pode ter entre 10 e 25 cmde comprimento e demora um ano a amadurecer. Lá dentro encontram-se 10 a 16 sementinhas de cor parda, os quilates, que eram utilizadas pelos mercadores da Antiguidade, devido ao seu pouco peso e uniformidade, para avaliar o peso das jóias - daqui as palavras «Karat» e «Kilat». 

A alfarroba é um alimento saudável e de elevado valor nutritivo. Contém vitamina B1- colaboradora para o bom funcionamento do sistema nervoso, músculos, coração e melhora na atitude mental e o raciocínio - tanto quanto o aspargo ou morango, a mesma quantidade de niacina (mantém a boa condição da pele) do feijão fava, lentilha e ervilha, e mais vitamina A, que é essencial para o crescimento dos ossos e dentes, vitalidade da pele e saúde da visão, do que a berinjela, o aspargo e a beterraba. Possui ainda alto teor de vitamina B2 (responsável por extrair energia de gorduras, proteínas e carboidratos no nosso corpo), cálcio, magnésio e ferro, bem como um correto balanceamento de potássio e sódio.

A alfarroba não possui qualquer agente alergênico ou estimulante tais como a cafeína e teobromina presentes no cacau. Embora apresente um alto teor de açúcares possui um baixo conteúdo calórico devido à quantidade quase imperceptível de lipídeos (gorduras) e alta quantidade de fibras naturais. O efeito benéfico dessas fibras naturais na flora intestinal se dá pela proteção da membrana mucosa do intestino, bem como pela redução significativa da incidência de diarréias indefinidas, desordens nutricionais e incidência de úlceras.

A alfarroba, também designada por "chocolate saudável" é utilizada em vários processos industriais, nomeadamente na cosmética, alimentar e farmacêutica, sendo nesta última empregada apenas como espessante para dar forma a alguns comprimidos.

Estudo recentes mostraram que a alfarroba não contém glúten e possui potencial antioxidante muito elevado, semelhante ao do azeite e superior ao do vinho, o que leva os investigadores a acreditarem que os compomentes do fruto pode ser úteis no combate aos radicais livres e doenças crônicos-degenerativas.

Também reduz efetivamente a assimilação da ingestão diária do excesso de colesterol, devido ao seu teor e qualidade das fibras. Seu poder na redução do colesterol do sangue é o dobro de outras fibras.

Fonte: Mundo da Alfarroba / Cine e Séries 


As Múscias Mais Marcantes do Cinema: Superman - O Filme (Superman - 1978) 


O único sobrevivente do planeta Kripton, destruído pela colisão de um asteróide, é enviado à terra. Aqui, o jovem cresce dotado de superpoderes, usados no combate ao crime. Ganhou o Oscar de melhores efeitos especiais.

Nome da música: Superman Theme
Composta por: John Williams





Grande abraço e até semana que vem.


26 de outubro de 2013

Brigadeiro de Limão


 
Sem dúvida alguma, esse é o melhor brigadeiro, na minha humilde opinião, pois gosto muito da mistura de casca de limão com o docinho do leite condensado. Na realidade, nem precisaria de receita já que é muito fácil. Mas, para quem deseja se inspirar na sobremesa do final de semana, segue o passo a passo:
 
Ingredientes:
1 lata de leite condensado
1 colher (café) de margarina
raspas de 1 limão grande
chocolate granulado ou confeitos
 
Modo de Preparo:
 
Em uma panela, de preferência de fundo grosso, misture o leite condensado, a margarina e as raspas de limão. Leve ao fogo baixo e mexa até desgrudar do fundo (ponto de brigadeiro). Desligue e coloque a mistura em um prato untado. Deixe esfriar e, após, leve à geladeira por, no mínimo, 1 hora. Faça bolinhas e passe pelo confeito de sua preferência.
 
Falei que era moleza, né?!
=)

24 de outubro de 2013

Escondidinho Nutritivo


Estar de dieta não significa que a comida deve ser sem graça, sem gosto e sem tempero. Pelo contrário. Nessa etapa da vida, o mais importante é comer de forma correta, com uma variedade de alimentos saudáveis e deixar o seu prato muito mais colorido. Pensando dessa forma, preparei esse Escondidinho Nutritivo de purê de batata doce e cenoura recheado com carne moída com repolho. Vamos conferir?
 
Ingredientes do Purê de Batata Doce e Cenoura (porção para 3 pessoas)
2 batatas doces grandes
1 cenoura grande
1/2 xícara (chá) de leite desnatado
1 colher (sobremesa) de margarina light
sal a gosto (cuidado para não exagerar)
Modo de Preparo:

Cozinhe as batatas e a cenoura em água. Quando ficar bem molinhas, escorra a água e esprema com um garfo ou mixer ou espremedor de batatas.

Coloque essa mistura em uma panela e acrescente a margarina, o leite desnatado e o sal. Leve ao fogo baixo até ficar homogêneo. Reserve.

*****************

Ingredientes da Carne Moída com Repolho
250 a 300g de carne moída (opte por carne mais magra, como acém, patinho, etc)
1/2 repolho pequeno cortado em tirinhas finas
1 cebola em cubinhos
3 dentes de alho picados
pimenta vermelha a gosto
orégano a gosto
sal a gosto
*não é necessário o uso de óleo
Modo de Preparo:

Aqueça uma panela antiaderente e coloque a carne moída (isso mesmo, sem óleo). Mantenha a temperatura do fogo baixa e refogue (a carne soltará água e será cozida e frita). Mexa de tempo em tempo.

Quando a carne mudar de cor e estiver bem "frita", incorpore a cebola, o alho, o repolho e os temperos. Misture e deixe refogar até a verdura ficar macia.
Experimente e acerte o sal. Reserve.

Em um refratário médio ou 3 pequenos, faça uma camada com o purê, outra com a carne moída com repolho e finalize com purê novamente.

Finalize com uma pitada de orégano e leve ao forno para aquecer. Sirva em seguida

Bom Apetite!


21 de outubro de 2013

Mingau Light de Aveia e Banana

 
Minha mãe estava com uma vontade imensa de comer mingau. Como estamos em reeducação alimentar, o jeito foi prepará-lo com leite desnatado e, assim, tornou-se uma deliciosa opção para o café da manhã saudável. Veja a simplicidade da receita:
 

1 ½ col. (sopa) de aveia em flocos
1 xíc. (chá) de leite desnatado
1 col. (sopa) de açúcar mascavo
1 banana em rodelas
3 cravos da índia

Modo de Preparo:

Coloque a aveia, os cravos da índia e o leite numa panela e leve ao fogo. Mexa sem parar por 5 minutos ou até o mingau engrossar. Retire do fogo, junte o açúcar e a banana. Finalize com uma pitada de açúcar mascavo. Sirva em seguida. Bom Apetite!
 
 

Segunda Saudável: Orégano

Fonte: Fitoterapia
O orégano ou orégão (Origanum vulgare) é uma erva perene e aromática, muito utilizada na cozinha do Mediterrâneo. São utilizadas as suas folhas, frescas ou secas, pelo sabor e aroma que dão aos pratos. Considera-se que as folhas secas tem melhor sabor.

Origem

Várias espécies do genêro Origanum são nativas do Mediterrâneo Europeo, todas usadas como tempero. A influência do clima, tempo e fertilidade do solo na composição dos óleos essenciais que dão seu aroma característico é maior que a diferença entre as varias espécies. Uma planta muito parecida é a manjerona, que tem um sabor um pouco diferente por causa de compostos fenólicos presentes em seus óleos aromáticos com alguns efeitos alucinógicos.

Orégano tem alta atividade antioxidante pela presença de ácido fenólico e flavanóides. Adicionalmente tem propriedades antimicrobianas contra bactérias como Listeria monocytogenes e outros patógenos presentes nos alimentos, o que faz com que ajude a preservar alimentos.

Utilização na culinária

É um ingrediente insubstituível na culinária italiana, onde é utilizado em molhos de tomate, vegetais refogados, carne e na pizza. Junto com o manjericão dá o caráter da culinária italiana.

Em Portugal os orégãos são indispensáveis na confeção de caracóis, e é usado também em caldeiradas e em saladas de tomate e queijo fresco ou requeijão.

Aparece também, ainda que em menor medida, nas cozinhas espanhola, francesa, mexicana e grega.

Dica: Para um melhor aproveitamento das características do orégano à saúde, deve ser deixado 'descansando' em óleo de canola ou azeite extra-virgem, para que suas propriedades sejam transmitidas ao azeite e melhor absorvidas pelo organismo.

Fonte: Wikipédia / Cine e Séries



As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Don Juan DeMarco (1994)


Um homem de 21 anos (Johnny Depp) dizendo ser o famoso amante Don Juan vai até Nova York para encontrar seu amor perdido. Sentindo que não alcançará seu objetivo, o jovem tenta suicidar-se. Um psiquiatra (Marlon Brando) o convence a mudar de ideia e começa a tratá-lo. Entretanto, o extremo e irrecuperável romantismo do rapaz mostra-se contagioso, influenciando o comportamento do médico, a medida que descreve suas conquistas. Marlon Brando, Faye Dunaway e Johnny Depp proporcionam performances poderosas nesta comédia romântica altamente elogiada pela crítica.

Nome da música: Have You Ever Really Loved A Woman?
Composta por: Bryan Adams, Michael Kamen e Robert John "Mutt" Lange



Grande abraço e até semana que vem.






19 de outubro de 2013

Salada Colorida


Vamos caprichar na salada do final de semana? Veja como é simples:
 

Ingredientes:
6 folhas grandes de alface cortada em tirinhas
1 cenoura ralada
1 beterraba ralada
10 tomates cereja cortados ao meio
1/2 cebola média cortada em tirinhas finas
2 fatias de abacaxi cortado em cubinhos
azeite a gosto
pimenta e orégano a gosto
sal a gosto
aceto balsâmico a gosto


Modo de Preparo:

Coloque todos os ingredientes em um recipiente, misture bem e tempere com sal, pimenta, vinagre e azeite.

 

17 de outubro de 2013

Fala aí mestre João!

Fonte: KLAXONSBC
Nesta semana em que comemoramos o dia dos professores, passei momentos agradáveis relembrando dos grandes mestres que tive em minha vida.

Desde a primeira, minha irmã Silvia, que por ser dois anos mais velha que eu, ingressou na escola antes, deixando-me sozinha em casa. Quando ela chegava da aula e queria fazer sua lição, por nada eu deixava, queria brincar e pronto. Eram momentos terríveis para nossos pais, avó e bisavó que tentavam resolver me convencendo que ela deveria fazer a tarefa antes de brincar, mas que nada, eu queria mesmo era brincar e tome chororô e muita manha. Até que meu pai - que só pode ter sido inspirado pelos irmãos de luz – comprou uma lousa, giz e apagador e montou uma escolinha na nossa cozinha, antes de fazer sua tarefa, minha irmã do alto de seus sete anos virava minha professora, me ensinava o beabá, me passava tarefa e aí nós duas fazíamos nossa tarefa juntas.

Me lembrei então, da tia Marília, minha primeira professora oficial. Haja paciência, e ela teve muita, com a criança que já sabia ler, escrever e fazer continhas e por isso se recusava a fazer pauzinhos, cobrinhas e outros exercícios aplicados para desenvolver a coordenação motora dos doces e pequenos alunos.

Estudar sempre foi um prazer para mim, mas apenas as matérias que me interessavam, e por sorte sempre tive grandes mestres que me ensinaram muito mais que a matéria formal escolar.

Não vou citar outros nomes para não ser injusta com nenhum, apenas lembrarei aqui do mestre inspirador deste artigo, João Batista Ernesto de Moraes, nosso querido professor João, do curso de Biblioteconomia. Por não ser bibliotecário, ele não nos cobrava o aprendizado técnico e tão importante para nossa formação e atuação profissional.

João é um homem das letras, dos livros e dos grandes autores. Suas aulas eram leves – mesmo quando insistia em dizer que a morfologia era legal – sempre com uma piada sutil, às vezes sarcásticas, mas sempre inteligente para nos contar. Conheci com ele muitos autores incríveis que não estão na lista dos dez mais, como Stanislaw Ponte Preta por exemplo.

Ao mestre João, e a todos os mestres do mundo agradeço humildemente por sua dedicação e paciência tão necessárias a quem dedica sua vida a ensinar e ampliar nossos horizontes para que possamos desejar e lutar por um mundo melhor.

Fala aí mestre João, ficou bom?


Suco de Maçã, Couve, Limão e Mel

 
 
Um delicioso suco para você incluir no seu café da manhã ou lanche da tarde. Extremamente refrescante e delicioso. Mas, na realidade, quer saber o que é melhor? É saudável. "Bora" fazer?
 
 
Ingredientes:
2 maçãs picadas
2 folhas de couve
½ limão
2 colheres (sobremesa) de mel
1 copo (requeijão) de água gelada ou água de coco
Modo de Preparo:
 
Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida. Bom Apetite!
 



16 de outubro de 2013

Patê Light de Cenoura


Povo lindo, pára tudo. Esse patê de cenoura é um ARRASO! É sério mesmo. Se você está duvidando, então prepare hoje mesmo e me conte depois o que achou. A história dessa receita surgiu assim: em uma festa de aniversário mais "light" que participamos alguns dias atrás, uma querida convidada (Lu) levou esse patê para comermos com pão integral e torradinhas. Na primeira mordida, já fiquei louca e por mim e pela minha santa gula comeria o potinho inteiro (rs). Só de lembrar já me deu água na boca.... hummm.... vou correr para cozinha.... fui =)

Ingredientes:
2 cenouras grandes cruas cortadas em pedaços
1 cebola média cortada em 4
3 colheres (sopa) de maionese light
2 colheres (sopa) de salsinha


Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e leve na geladeira por, no mínimo, 30 minutos antes de servir.

Bom Apetite!


14 de outubro de 2013

Segunda Saudável: Curry

Fonte: Google Imagens
O Curry é uma especiaria de origem indiana composta por vários ingredientes, que podem variar conforme a região em que ele foi produzido.

Dentre esses ingredientes, encontramos: gengibre, pimenta dedo-de-moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, pimenta-do-reino, cardamomo, cravo, erva-doce, cúrcuma e coentro em grãos. No seu preparo, esses temperos são torrados, moídos e usados em diferentes dosagens.

Na Índia, o costume é processar o tempero diariamente em casa e comê-lo puro. A forma em pó, hoje comercializada em todo o mundo, foi difundida no Ocidente pelos ingleses. 

A curcumina é o pigmento amarelo da cúrcuma, o principal ingrediente do curry.

Embora a biodisponibilidade desse pigmento seja relativamente fraca, a associação com a pimenta aumenta sua absorção e devido à variedade de temperos presentes, o curry é visto como uma especiaria com significativas propriedades funcionais.

Pesquisas realizadas no National Institutes of Health, demonstraram que a curcumina ativa a hemeoxigenase, enzima que protege as células contra os danos causados pelos radicais livres e desta forma, ela ajuda a proteger o cérebro contra as doenças neuro-degenerativas como a doença de Alzheimer e Parkinson. Além disso, a curcumina demonstrou ter ação antibacteriana, antiinflamatória, antiviral e se mostrou eficaz na proteção das doenças cardiovasculares e o câncer.

Trabalhos realizados na Universidade do Texas, com hindus que consumiam entre 100 e 200 mg de curry diariamente, mostraram uma alta prevalência de proteção ao câncer de cólon, mama e próstata nesses indivíduos.

Na culinária, é uma especiaria ideal para dar sabor às carnes, peixes, aves, molhos, sopas de peixes, moluscos, assados em geral e cozidos.

O acréscimo diário de uma colher de chá de cúrcuma às sopas molhos e pratos de massas, representa um modo simples, rápido e econômico de ter um aporte suficiente dessa substância e com isso, além de dar um toque e sabor diferente aos alimentos, você ainda estará prevenindo doenças.

Fonte: Gastromia / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Grease - Nos Tempos da Brilhantina (Grease - 1978)




John Travolta consolida sua posição como uma das mais versáteis e magnéticas presenças da década nas telas do cinema, nesta versão filmada de Grease, o musical de sucesso. A estrela do disco, Olivia Newton John, faz sua estréia no cinema como a ingênua Sandy, o par romântico de Travolta. O impressionante elenco coadjuvante é uma espécie de "quem é quem", neste musical sobre os fabulosos anos 50. Grease não é apenas um olhar nostálgico sobre uma época marcante, é uma energética e excitante homenagem à era do rock´n´roll.

Nome da música: Summer Nights
Escrita por: Jim Jacobs e Warren Casey
Interpretada por: John Travolta, Olivia Newton-John & Cast



Grande abraço e até semana que vem.


11 de outubro de 2013

Docinho de Leite Ninho

 
Minha prima Lara quando faz esses docinhos, em questão de segundos, eles desaparecem. É sério mesmo. Não sobra um para contar história.Que tal aproveitar a praticidade dessa receita e prepará-la para o final de semana? Só coma com moderação =)
 
 
Ingredientes:
1 lata de Leite Ninho
a mesma medida da lata do leite ninho -3 dedos de açúcar
1 vidro de leite de coco (não usará tudo)
 
Modo de Preparo:
 
Em um recipiente, coloque o açúcar e o leite ninho. Misture bem e acrescente, aos poucos, o leite de coco. O ponto ideal é que a massa fique homogênea e não grude não mão (por isso, cuidado ao acrescentar o leite de coco).
 
Faça as bolinhas e passe sobre o açúcar refinado. Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.
 
Bom Apetite!
 

10 de outubro de 2013

Foi mal professor

Fonte: Google Imagens
Mais uma vez volto a falar de nossa Educação, escolas, alunos e professores. Mais uma vez infelizmente só tenho a lamentar. Professores estão em greve, reivindicando melhorias e que recebem é mais desrespeito e violência.

Todos conhecemos bem as condições precárias da educação pública no Brasil, não preciso me repetir sobre isso. Preciso me repetir sobre a participação da sociedade em tudo isso. Estamos cada vez mais indignados com a situação, e cada vez fazendo menos por mudanças significativas.

O Gigante que acordou e se levantou de seu berço esplendido já saiu de moda? Onde estão os jovens – geração que quer um futuro melhor -, e a geração de 64 – que tanto se orgulha de seu passado de lutas? Eram apenas poses para as fotografias a serem postadas com frases de efeito nas redes sociais?

O fim da corrupção, depende de uma educação de qualidade. O fim da violência depende de uma educação de qualidade. O desemprego, a saúde, o saneamento básico, as obras públicas, nossa arte, nosso desenvolvimento científico, nossa posição como nação soberana perante o restante do mundo, também dependem da educação de qualidade.

Não teremos bons médicos, enfermeiros e técnicos da área de saúde se esses não tiverem uma educação de base de qualidade. Nossas obras públicas, continuarão sendo realizadas por pessoas, que em sua maioria, não fazem jus ao título de doutor. Quantas obras absurdamente caras e mal planejadas vimos abandonadas por aí?

Tudo é pago com nosso dinheiro, o tão suado dinheiro que somos obrigados a “ofertar” em forma de impostos. Até mesmo a corrupção é bancada pelo nosso dinheiro e nossa omissão.

Esse ano, sugiro às pessoas que não parabenize os professores pelo dia, sugiro uma reflexão. Mesmo para aqueles mais afortunados – digo isso no sentindo de sorte – que podem pagar pela qualidade da educação de seus filhos. Vamos refletir, até quando seremos obrigados a ouvir: “foi mal professor!”.

 
 
9 de outubro de 2013

Salmão Assado com Crosta de Gergelim Preto


Confesso que, alguns anos atrás, eu não dava a mínima para o salmão e achava um peixe com "gosto estranho e sem graça". Como o nosso paladar muda com o passar dos anos. Hoje, sem dúvida alguma, é o melhor (para mim). Um belo pedaço de salmão acompanhado de um mix de folha é tudo de bom mesmo. E você gosta desse tipo de peixe? Como gosta de prepará-lo?
 
A receita de hoje é bem simples e muito saborosa. Vamos conhecer o passo a passo?
 


Ingredientes:
1 kg de salmão em postas médias (sem pele)
4 dentes de alho picadinhos
1 pitada de pimenta calabresa e do reino
1 colher (sobremesa) de ervas finas desidratadas
1 colher (sobremesa rasa) de sal
1 colher (sobremesa) de manteiga
½ xícara (chá) de gergelim preto


Modo de Preparo:

Tempere a postas de salmão com o alho picadinho, as pimentas, as ervas finas e o sal. Deixe descansar por 20 minutos.

Enquanto isso, coloque o gergelim em uma panela e leve ao fogo para torrar levemente (3 minutos). Tome cuidado, pois o gergelim “pula” igual pipoca. Reserve.

Espalhe o gergelim torrado sobre um prato e passe os pedaços de salmão após coloque em uma assadeira forrada com papel alumínio. Cubra com as laterais do laminado. Leve ao forno médio, preaquecido, por 20 minutos ou até cozinhar. Retire o papel, espalhe pedacinhos de manteiga por cima do salmão e deixe por mais 10 ou 15 minutos.

Bom Apetite!
 

8 de outubro de 2013

Suco de Laranja, Couve, Cenoura e Hortelã

 
Sou fã de carteirinha dessa combinação de laranja, couve, cenoura e hortelã. Sem dúvida alguma, é uma maneira deliciosa de nutrir o nosso corpo com vitaminas. "Bora" fazer?
 

Ingredientes:
2 copos (requeijão) de suco natural de laranja
3 folhas de couve
1 cenoura pequena
10 folhas de hortelã
3 pedrinhas de gelo
1 colher (sopa) de mel (opcional)


Modo de Preparo:

Bata tudo no liquidificador e sirva em seguida.
 
Bom Apetite!

7 de outubro de 2013

Segunda Saudável: Cebolinha

Fonte: Globo Rural
A cebolinha é uma das hortaliças mais utilizadas e comercializadas em todo o mundo. Em razão de ser uma planta bem versátil em relação ao seu uso, é utilizada em praticamente todas as partes do mundo. O mais antigo indício do cultivo da hortaliça data de cerca de 3.200 anos a.C. na civilização persa.

Existem duas espécies de cebolinha, ambas pertencentes à mesma família: A. fistulosum (cebolinha-comum ou verde), natural da Sibéria; e A schoenoprasum (cebolinha-de-folhas-finas ou galega), proveniente da Europa. Acredita-se que a planta foi introduzida na América através de Cristóvão Colombo.

A cebolinha é uma boa fonte de vitaminas A e C, sendo, assim, um bom auxílio no combate à gripe e às doenças respiratórias em geral. Além disso, a hortaliça auxilia na digestão e estimula o apetite. Existem inúmeras maneiras de se utilizar a cebolinha. Geralmente, a hortaliça é usada na elaboração de pratos, como sopas, caldos, omeletes, purês de batata, etc., além de ser um ingrediente essencial na fabricação de muitos temperos.

Fonte: Brasil Escola / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: De Volta para o Futuro (Back to the Future - 1985)


De Volta para o Futuro é a mais emocionante, divertida e cultuada trilogia de ficção científica do cinema. Produzidos por Steven Spielberg e dirigidos por Robert Zemeckis, os três filmes da série arrecadaram quase 1 bilhão de dólares nas bilheterias do mundo inteiro, e se transformaram em verdadeiros ícones da cultura popular do século 20.

Nome da música: Back to the Future
Interpretada por: The Outatime Orchestra



Grande abraço e até semana que vem.


4 de outubro de 2013

Galinhada com Repolho e Couve


Essa é uma versão um pouco menos calórica do que a receita tradicional. Para quem está em reeducação alimentar ou dieta, é uma boa pedida. Basta acompanhar um belo prato de salada e pronto =)
 

Ingredientes:
03 coxas de frango temperadas, desossadas e cortadas em cubos médios
01 cebola média em cubinhos
02 dentes de alho espremidos
01 cenoura ralada
01 prato de repolho picado
01 prato de couve picada
01 lata de milho verde (descarte a água)
01 tomate grande em cubinhos
01 xícara (chá) de arroz
02 1/2 xícara (chá) de água fervente
óleo de canola
sal


Modo de Preparo:

Doure a cebola e o alho em um fio de azeite. Quando estiver bem dourado (quase marrom escuro), acrescente os pedaços de frango e frite bem.

Após, junte o repolho, a couve, a cenoura e o tomate. Deixe refogar até reduzir as folhas. Incorpore o arroz e acerte o sal (quanto menos sal você colocar, melhor para a sua saúde). Refogue por mais 2 minutos e junte a água fervente.

Mantenha em fogo alto até a água atingir o nível do arroz, após diminua a chama para o nível mínimo e tampe parcialmente a panela. Quando secar totalmente a água, desligue o fogo, tampe totalmente e deixe descansar por 5 minutos antes de servir.
Bom apetite!
 

3 de outubro de 2013

A gula humana de cada dia

Fonte: TV Globo
Dia desses foi ao ar mais uma cena inusitada de Saramandaia, a personagem Dona Redonda explodiu! Então fiquei me perguntando como seria possível uma pessoa explodir? É óbvio que ninguém entra em processo de combustão naturalmente e que neste caso foi puro devaneio do autor, Dias Gomes.

Essa novela, originalmente foi escrita às pressas, nos anos de 70 do século passado, depois que outra – Roque Santeiro – foi proibida no dia de sua estreia. Nesse período as coisas eram assim, ninguém sabia mais o que podia ou não fazer, tudo era reprimido pela ditadura militar.

Enfim, os personagens dessa novela possuem características bastante peculiares, alguém já viu um homem por o coração pela boca ou formiga pelo nariz? No caso de Dona Redonda, sua característica surreal é um apetite voraz, acima de qualquer coisa que possa ser considerado como pecado da gula.

Aparentemente ela explodiu de tanto comer e ponto. Mas nada era tão simples para este autor que fez de tudo para burlar a censura, e sabia usar muito bem a metáfora a seu favor. A personagem era extremamente preconceituosa, não aceitava quem fosse diferente dela, haja visto quantos adjetivos pejorativos ela usava para se referir a João Gibão.

Ela devora ferozmente um frango e entupia com seu preconceito, armações e intrigas. Foi se sufocando com seu próprio veneno e explodiu, fazendo com que todos se mobilizassem para colher seus pedaços e deixando a cidade totalmente tomada por mau cheiro terrível.

É exatamente isso que acontece na realidade. As pessoas se alimentam de preconceitos, inveja, ódio, intrigas, soberba e outros sentimentos ruins, de repente boom! Explodem e atacam seu alvo com uma voracidade desumana. Guerras, homofobia, racismo e outras violências são frutos dessa explosão fétida de pessoas que não controlam sua gula maligna. E depois vamos todos nós correr para colher os destroços. 

A Dona Redonda é uma metáfora da nossa realidade, se não acordarmos logo a hecatombe será inevitável e completamente devastadora.
 


 
1 de outubro de 2013

Acelga Refogada com Gengibre e Lemon Pepper

 
 
E não é que estou me apaixonando cada vez mais por uma alimentação saudável? Não me animo mais ao preparar receitas mais "gordinhas". Claro que é gostoso comer uma guloseima de vez em quando, mas o benefício da reeducação alimentar é extremamente recompensador. Assim, com esse pensamento e uma fase mais light, surgiu a receita de hoje. Veja como é fácil:
 
 
Ingredientes:
01 prato fundo de acelga cortada em tirinhas
01 cebola pequena cortada em cubinhos
01 dente de alho picado
01 colher (sobremesa) de gengibre em cubinhos
lemon pepper à vontade (você pode substituir por pimenta do reino e sal)
azeite
 
Modo de Preparo:

Em uma panela, refogue a cebola, o alho e o gengibre em um fio de azeite. Quando estiver bem douradinho, acrescente a acelga e deixe cozinhar por 3 minutinhos (é bem rápido mesmo, pois o bacana é deixar a verdura mais crocante). Tempere com lemon pepper.

Sirva em seguida.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes