24 de novembro de 2011

Milagres do Povo

Google Imagens
20 de novembro é um marco para a população negra no Brasil. Dia da morte de nosso herói, Zumbi dos Palmares, é o dia da Consciência Negra. Mais do que um feriado, essa data inspira a reflexão e a conscientização sobre a situação da população negra brasileira, que ainda precisa lutar contra a discriminação racial e social.

Essa luta iniciou-se desde a chegada do primeiro escravo no Brasil, continuou após a abolição – lei criada para satisfazer muito mais as necessidades políticas e econômicas, do que pelo ato humanitário – uma vez que os ex-escravos foram abandonados à própria sorte e seus descendentes legados à marginalidade econômica e social.

Ao meu ver, a luta do movimento negro brasileiro tem ganhado mais espaço, na medida em que seus integrantes passaram a se reconhecer como negros, hoje chamados de afro descendentes. Deixamos de ser pardo, moreno escuro ou claro, cor de jambo, marrom bombom (essa é a pior!) e outras milhares de cores criadas especialmente para camuflar o preconceito.

Ainda há muito por fazer, precisamos ter mais acesso a educação e saúde de qualidade – mas isso não atinge apenas a população negra, atinge todos os brasileiros que não podem pagar pela qualidade que nos é garantida por lei, mas que só consegue aquela parcela da população mais abastada.

Precisamos de mais espaço no mercado de trabalho e os mesmos benefícios que outros profissionais, precisamos acima de tudo valorizar nossa auto-estima, acreditando que somos capazes, que não valemos menos que qualquer outra pessoa apenas pela diferença de pigmentação de pele.

Conseguimos grandes avanços, mas ainda temos muitas lutas pelo caminho. Não uma luta armada ou puramente ideológica, precisamos de ações positivas, de reconhecimento e de união. Lutamos e sobrevivemos e venceremos o preconceito, pois como diz Caetano Veloso: “ tudo chegou sobrevivente num navio. Quem descobriu o Brasil? Foi o negro que viu a crueldade bem de frente. E ainda produziu milagres de fé no extremo ocidente”.

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes