17 de novembro de 2011

Mãe Natureza

Google Imagens
Preocupando-se tardiamente com o meio ambiente, a sociedade transformou a sustentabilidade em tema da moda. Pensando nisso me pergunto, será que nós entendemos o que esse termo realmente significa? Muito mais que uma palavra de ordem, sustentabilidade pode significar a salvação do nosso planeta, significa preservar os recursos naturais que sobreviveram a exploração humana.

Muito além de seguir um modismo, precisamos ter consciência de que resguardar todos os recursos que a natureza nos oferece, significa salvar a continuidade da vida, salvar nossa espécie do fim, garantindo qualidade de vida para todos.

Por isso a sustentabilidade não pode ser apenas um termo da moda, usado como instrumento de marketing de grandes empresas e instituições financeiras que visam conquistar mais clientes com frases de efeito.

Pensar em sustentabilidade pressupõe pensar em um processo de reeducação. Precisamos aprender a utilizar os recursos naturais com parcimônia e discernimento, a não desperdiçar e a reaproveitar esses recursos tão ricos, mas que em grande parte já estão se esgotando.

Digo já, pois aprendi na escola que isso aconteceria em milênios, que minha geração e a de meus filhos e de seus netos não precisaríamos nos preocupar. Mas o que vejo hoje é que conseguimos superar o prognóstico mais pessimista sobre o assunto. Que conseguimos através do consumismo desenfreado onde tudo é descartável poluir o meio ambiente de tal forma que hoje, na segunda década do século 21 já vivemos tempos de preocupação com o nosso próprio futuro, e que provavelmente se continuarmos nesse ritmo, nossos filhos sequer terão um futuro.

Temos recebido diversos avisos da mãe natureza: furacões, terremotos, seca, tsunamis e muitas catástrofes ambientais que deixam como resultado muitas mortes e destruições. É hora de começarmos a nos comportar como bons filhos e ouvirmos os avisos de “nossa mãe”, que não quer nos fazer nenhum mal, mas que ainda não desistiu de nos educar, para garantir que tenhamos um futuro.


0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes