15 de setembro de 2014

Segunda Saudável: Jambu

Fonte: Canto Verde
O jambu é uma planta brasileira, encontrada principalmente nas regiões Nordeste e Norte. O jambu possui folhas verdes escuras que são comestíveis enquanto frescas e usadas na medicina alternativa por muitos séculos. Apesar de ser nativa do Brasil, se adaptou para o cultivo em várias outras regiões do mundo, sendo inclusive utilizado como especiaria na culinária chinesa. O extrato concentrado do jambu é usado como um agente aromatizante em muitos países do mundo.
 
Das folhas se produz o óleo de jambu, que possui várias propriedades, por isso é comum na medicina popular o uso das folhas e flores através de infusão para o tratamento de dispepsia, malária, infecções na boca e garganta. A decocção ou infusão das folhas e flores é um remédio tradicional para a gagueira, dor de dente e estomatite, além de possuir forte ação diurética e ser uma fonte natural de vitamina C.
 
O jambu é utilizado para aliviar dores de dente, vez que o efeito analgésico da planta é atribuído a presença em sua composição de substâncias contendo N-isobutilamida, como o spilanthol, que mostrou ser um eficaz sialagogo, ou seja, um agente que promove a salivação.
 
É contraindicado o uso durante a gravidez.
 
O jambu é muito utilizado na culinária típica do Amazonas, Acre, Rondônia e Pará, sendo um ingrediente comum em pratos como o tacacá e pato no tucupi.
 
Fonte: Plantas Medicinais / Revista Rolling Stones
 
 
 
As 100 Maiores Músicas Brasileiras: “Samba de Verão” – Marcos Valle (76)

 
Valle lançou a canção em 1965. No ano seguinte, tornou-se um grande hit pelas mãos de Walter Wanderley, organista brasileiro radicado nos Estados Unidos, em uma versão instrumental chamada “Summer Samba”. Logo ganhou versão em inglês, só que com o título “So Nice”. “Samba de Verão” abriu as portas do mercado internacional para Marcos Valle e até hoje é seu cartão de visitas.
 
 
Grande abraço e até semana que vem.



 

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes