12 de janeiro de 2012

As Forças da Natureza

Google Imagens
Entrou em vigor a popularmente conhecida lei da sacolinha, os estabelecimentos comerciais não poderão mais fornecer aos seus clientes sacolas plásticas para carregarem o produto de suas compras.

Tudo isso em nome do meio ambiente, esse tipo de material plástico sempre contribuiu muito para a poluição, e como demoramos muito para perceber que apesar da praticidade, era um dos agentes da vilania destrutiva do planeta, as sacolinhas já produziram um grande estrago.

Temos agora um outro problema prático, durante essa semana fui a várias lojas e mercados e percebi que apesar da campanha realizada para divulgação da nova lei, muitos consumidores não se prepararam para isso. Não possuem seu meio próprio de carregar suas compras, como por exemplos as sacolas ecológicas, que estão à venda há bastante tempo.

Por sua vez, os estabelecimentos comerciais em sua maioria não oferecem uma forma alternativa, como sacos e sacolas de papel por exemplo. Creio que esse material não esteja proibido. Como sempre estamos tentando nos adaptar apenas após a mudança.

Vi muito material alternativo sendo vendido nos caixas, se o cliente não tinha como transportar sua compra não tinha outra opção, o jeito era carregar suas compras nos braços ou comprar uma sacolinha ecológica.

Espero que o resultado dessa mudança seja para melhor, não que vá resolver tudo, isso seria impossível, mas poderá ajudar. Aliada a esta lei, precisamos mudar outras práticas, como a de jogar lixo em qualquer lugar. Um papel de bala, uma bituquinha de cigarro ou um papel de propaganda que recebemos pelas ruas, também são vilões. Qualquer coisa a ser descartada que não seja jogada adequadamente é um vilão da poluição. Tudo se acumula, e de repente um bueiro está entupido e a chuva produz um estrago enorme, causando prejuízos. Não podemos evitar as forças da natureza: o sol, a chuva, raios e trovões, mas temos o dever de tentar prevenir que essas forças sejam tão destrutivas, as sacolinhas de plástico devem ser apenas o começo.


Um comentário:

  1. Precisamos tomar consciencia de que se não cuidarmos do nosso planeta, não teremos um futuro para nossos filhos. Meninas muito legal essa reportagem sobre as sacolinhas.Beijos....
    Mônica Maia.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Arquivo do blog

Visitantes