30 de setembro de 2013

Segunda Saudável: Calêndula

Fonte:Granvelada
A calêndula, de nome científico Calendula officinalis é uma planta medicinal também popularmente conhecida de bem-me-quer, mal-me-quer, maravilha, margarida dourada, e verrucária, que pode ser utilizada para diversos fins terapêuticos.

Propriedades da calêndula

Adstringente, analgésica, antiabortiva, anti-inflamatória, antifúngica, calmante, cicatrizante, reguladora da menstruação, tonificante da pele e bactericida.

Para que serve a calêndula

Acne, aftas, gastrite, dermatite, dismenorreia, úlceras, psoríase, rachaduras na mama, varizes, candidíase, verruga, vômito, alergias, assaduras, queimaduras de sol, feridas, brotoeja, cólica menstrual, clarear manchas e inflamações.
Modo de uso da calêndula

A calêndula é uma ótima forma combater a pele ressecada. Essa planta medicinal pode ser utilizada nas saladas, em forma de chá e como remédio.

Infusão: 2 colheres de sopa das flores da calêndula em 1 xícara de chá de água fervente e deixar descansar por 5 minutos. Tomar 1/2 xícara de manhã e meia xícara à noite.

Cataplasma: Socar folhas e flores da calêndula num pano limpo (gaze) e pôr em cima da ferida, ou acne e deixar atuar durante 30 minutos.

Contraindicações

Grávidas.
 
Fonte: Tua Saúde / Cine e Séries
 
 
 
As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Os Embalos de Sábado a Noite (Saturday Night Fever - 1977)


John Travolta vive um papel sensual e inteligente, como o problemático Tony Manero - vendedor de uma loja de tintas, no Brooklyn, durante o dia e imbatível rei das pistas de discoteca à noite. Todo sábado, Tony veste sua camisa de cor vibrante, calcas esvoaçantes, sapatos de plataforma e vai para o único lugar onde é considerado um deus e não um tipo qualquer. Mas na noite, longe das luzes piscantes e do globo espelhado, há uma trágica história de desilusão, violência e mágoa. Sem dúvida, a interpretação de Travolta fez dele uma lenda em Hollywood, mas Os Embalos de Sábado à Noite é mais que um filme que influenciou a música e a moda de uma geração. É uma poderosa e provocativa tragédia urbana, com mais significado nos dias de hoje que em 1977.

Nome da música: Stayin' Alive
Interpretada por: banda Bee Gees



Grande abraço e até semana que vem.
28 de setembro de 2013

Berinjela Recheada com Atum


Receitinha especial para quem está de olho na balança ou quer algo mais leve e saudável. Vamos conhecer o passo a passo?
 

Ingredientes (2 pessoas)
1 berinjela grande ou 2 médias
1 lata de atum (em azeite ou água)
1 tomate maduro
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 colher de sopa de polpa de tomate
1 ramo de salsa pequeno
sal, pimenta e azeite q.b.

Modo de preparo

Lave bem a berinjela e corte-a ao meio no sentido do comprimento. Escave o seu interior e reserve a polpa.

Coloque as duas metades da berinjela numa forma com um dedinho de água e tempere com sal e pimenta. Leve ao forno a 180º C por cerca de 15 minutos.

Pique a cebola e o alho. Coloque num tacho e leve ao lume a refogar com um pouco de azeite. Junte o tomate e a polpa da berinjela picada grosseiramente.

De seguida, envolva bem com a salsa, o sal, a pimenta e a polpa de tomate.

Adicione o atum escorrido e envolva. Deixe cozinhar mais uns minutos.

Retire a berinjela do forno, recheie-as com o preparado acabado de cozinhar./Leve novamente ao forno por 10 a 15 minutos.

Bom Apetite!
 

24 de setembro de 2013

Cookies de Aveia e Canela


Esses biscoitinhos tornaram-se os favoritos da minha mãe. Vire e mexe, ela me pede para preparar uma receita (às vezes. até duas). Se eu fosse você, separaria os ingredientes e "bora preparar cookies gostosinhos e saborosos" para a família toda!
 

Ingredientes:
1 xícara (chá) de aveia em flocos 
1 xícara (chá) de açúcar mascavo
1 xícara (chá) de farinha de trigo 
1 ovo grande 
1 colher (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de fermento em  pó
½ colher (café) de canela em pó 
 
Modo de Preparo:
 
Em uma bacia, misture todos os ingredientes secos. Junte a manteiga e o ovo e mexa com as mãos até misturar bem (o aspecto é úmido, firme e fácil de enrolar).
 
Faça bolinhas e dê uma apertadinha por cima com o auxílio de uma colher. Após, acomode-as em uma travessa (não é necessário untar) e leve para assar em forno baixo pré-aquecido por 20 minutos.
Assim que terminar de assar, retire com cuidado da forma (os biscoitos estarão moles) e deixe esfriar sobre uma superfície (de preferência, a pedra da pia limpa) para que fique crocante depois. 
 
Bom Apetite!
 
  
23 de setembro de 2013

Segunda Saudável: Coentro

Fonte: Arabia
Originário do sul da Europa e do Oriente Médio, o coentro já era conhecido e utilizado pelos egípcios. 

O coentro, também chamado de coentro-das-hortas, é um excelente condimento, de uso generalizado não só no Brasil como em quase todo o mundo, sendo particularmente utilizado para temperar peixes. Suas sementes são ricas em retinol, tiamina, riboflavina, niacina, cálcio, fósforo, ferro e ácido ascórbico. Nos frutos, encontramos também vitamina C. O coentro pode ser encontrado na forma de ramos, grãos ou em pó. Pode ser empregado para temperar carnes, sopas, legumes, patês, biscoitos, pães, bolos e variados pratos salgados. Como uso terapêutico, é indicado em casos de flatulência e diarréia. É vermífugo, carminativo e estimulante das funções digestivas. Ajuda a disfarçar o hálito, quando mastigado imediatamente após o consumo de alho,por exemplo. 

Cultivo do Coentro 

O coentro pode ser plantado em jardineiras, vaso e até mesmo em copos de 200 ml, mas nesse último caso o desenvolvimento é um pouco prejudicado. A colheita poderá ser feita após aproximadamente 50 dias da plantação da semente. O ciclo de produção dessa hortaliça é relativamente curto, se comparado ao de outras plantas como a salsa. 

Fonte: A Razão / Cine e Séries 


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing - 1987) 
 

É verão, 1963. Baby (Jennifer Grey) é uma garota idealista de 17 anos em férias com os pais num hotel de veraneio. Numa noite, enquanto conhece o local, é atraída por uma música vinda do alojamento dos empregados. Lá conhece Johnny (Patrick Swayze), o instrutor de dança do hotel, tão experiente na vida quanto a inocência de Baby. Hipnotizada pelas batidas sensuais e os movimentos desinibidos do ritmo quente, Baby logo se torna a aluna preferida de Johnny, tanto na dança quanto no amor. 

Vencedor do Oscar de Melhor Canção Original "(I´ve Had) The Time of My Life". O grupo Black Eyed Peas gravou uma música que contém samples da mesma mencionada anteriormente. 

Nome da música: (I've Had) The Time of My Life Composta por: Franke Previte, John DeNicola, e Donald Markowitz.




Grande abraço e até semana que vem.


19 de setembro de 2013

Salada de Acelga com Abacaxi e Molho de Aceto Balsâmico


Já consegui emagrecer quase 12kg só mudando os meus hábitos alimentares. Cada dia, descubro sabores incríveis através da alimentação mais saudável (para quem quiser conhecer os desafios que enfrento e dicas de R.A., clique aqui). E nessa etapa, vi essa salada em um restaurante e fiquei completamente apaixonada. Veja como é fácil:


Ingredientes do Molho:
1/4 xícara (chá) de aceto balsâmico
1/4 xícara (chá) de azeite extra virgem
pitada de açúcar mascavo
sal e pimenta do reino

Misture tudo em um recipiente e bata, com o auxílio de um garfo ou mixer, por 1 minuto. 


Ingredientes da salada:
01 prato fundo de acelga fresca cortada em tirinhas de 2 cm
03 rodelas de abacaxi cortadas em cubinhos
02 colheres (sopa) de cebolinha picada

Misture tudo e acrescente o molho. Leve à geladeira por 30 minutos antes de servir.

Bom Apetite!


18 de setembro de 2013

Pão de Fubá


Pessoal, vocês não tem noção de quanto esse pão de fubá é delicioso e fácil de preparar. Se nós aqui de casa não estivéssemos de dieta, com certeza, esse pãozinho apareceria pelo menos umas 2 vezes por semana, pois é "bão demais, sô!". 


Ingredientes:
2 ovos
2 colheres (sopa) de margarina
1 xícara (chá) de leite morno
1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo
1 xícara (chá) de fubá
1 colher (sopa) de fermento em pó (aquele que usamos para bolo)
1/2 colher (sopa) de sal
3 colheres (sopa) de açúcar
erva doce a gosto


Modo de Preparo:

Em um tigela grande, coloque a farinha, o fubá, o fermento, o sal, o açúcar e a erva doce. Misture tudo e reserve.

No liquidificador, bata o leite, os ovos e a manteiga. Após, despeja essa mistura líquida sobre os ingredientes secos e mexa bem.

Coloque em uma forma untada e enfarinhada, leve para assar em forno médio pré-aquecido até dourar (aproximadamente, 35 minutos).

Bom Apetite!



17 de setembro de 2013

Dip de Berinjela


Fiquei completamente apaixonada por essa receita de patê. Primeiro: sou louca por combinações agridoces. Segundo: fã de carteirinha de berinjela. Então, já viu, minhas duas paixões juntas em um único prato \o/  A receita é de um blog super fofo chamado Tavola Calda e o passo a passo é assim:


Ingredientes:
2 berinjelas médias cortadas em cubos
3 colheres (sopa) de azeite de oliva
3 tomates picados
1 cebola média picada
2 dentes de alho picados
1/2 xícara de uva passa
1 colher (sopa) de vinagre
sal e pimenta-do-reino

Modo de fazer:

Coloque sal na berinjela e reserve por uns 15 minutos. Numa panela coloque todos os ingredientes, cozinhe até a berinjela ficar macia, retire do fogo, bata no processador ou liquidificador até ficar homogêneo. Sirva frio.

Bom Apetite!

16 de setembro de 2013

Segunda Saudável: Boldo

Fonte: Wikipédia
Nossas avós já sabiam: o chá de boldo é um remédio caseiro eficiente. A planta, conhecida cientificamente como Plectranthus barbatus, possui diversas propriedades medicinais, principalmente no que diz respeito ao bom funcionamento da digestão.O chá é a forma mais comum de utilização medicinal do boldo, mas também possível usar o extrato das folhas diluído em álcool para uso externo.

O gosto amargo da planta estimula o apetite. Além disso, o boldo atua no sistema nervoso central e, por isso, tem efeito calmante. Pesquisas recentes ainda mostram que o boldo pode auxiliar no processo de emagrecimento, pois funciona como diurético e ameniza a ansiedade.

O boldo pode ser utilizado em várias enfermidades, como: 
Má digestão; 
Azia; 
Cólicas; 
Ressaca; 
Gastrite; 
Falta de apetite; 
Gases; 
Insônia; 
Ansiedade; 
Problemas de fígado. 

Apesar dos benefícios do boldo, existem alguns cuidados a serem tomados antes de se consumir esta planta. Aliás, é sempre importante lembrar que as ervas medicinais devem ser utilizadas com cautela, mesmo sendo naturais. O boldo não é indicado para grávidas e lactantes. Pessoas com hepatite também devem evitar o consumo da planta.

Fonte: Natural Blog / Cine e Séries



As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Cantando na Chuva (Singin'in the Rain - 1952)




Cantando na Chuva é um dos melhores musicais de todos os tempos. Realizado por Stanley Donen e Gene Kelly, o filme é inteligente, divertido e romântico.

No filme, Don Lockwood e Lina Lamont são dois dos astros mais famosos da época do cinema mudo em Hollywood. Seus filmes são um verdadeiro sucesso de público e as revistas inclusive apostam num relacionamento mais íntimo entre os dois, o que não existe na realidade. Mas uma novidade no mundo do cinema chega para mudar totalmente a situação de ambos no mundo da fama: o cinema falado, que logo se torna a nova moda entre os espectadores. Ao decidirem produzir um filme falado com o casal mais famoso do momento, Don e Lina, os responsáveis precisam entretanto superar as dificuldades do novo método de se fazer cinema. Assim, a cantora Kathy Selden é contratada para dublar a estrela principal, já que a mesma tem uma péssima voz. O relacionamento entre Don e Kathy evolui para um inevitável romance.

O filme ocupa a primeira colocação na Lista dos 25 Maiores Musicais Americanos de todos os tempos, idealizada pelo American Film Institute (AFI) e divulgada em 2006.

Nome da música: Singin'in the Rain
Composta por: Arthur Freed
Interpretada por: Nacio Herb Brown



Grande abraço e até semana que vem.

14 de setembro de 2013

Sanduba de Blanquet de Peru e Requeijão


Como escrevi em um post anterior, tive uma fase de dieta Dukan. Nesse período, descobri receitas deliciosas elaboradas com os alimentos permitidos na fase Cruzeiro. O regime restritivo não deu  certo para mim, mas as receitas sempre se repetem aqui, principalmente esse sanduba. Veja como é fácil:


Para a massa do sanduba:
1 ovo pequeno 
1 ½ colher (sopa) de farelo de aveia
2 colheres (sopa) de farinha de soja
3 colheres (sopa) de leite desnatado
1 colher (café – rasa) de fermento em pó
Pitada de sal
Pitada de pimenta do reino


Em um recipiente, passe o ovo por uma peneira (isso eliminará o cheiro forte da gema). Acrescente o farelo de aveia, a farinha de soja, o leite desnatado, o sal e a pimenta do reino. Misture bem.

Incorpore o fermento em pó e mexa rapidamente. Transfira o conteúdo para um vasilhame pequeno próprio para microondas.

Em potência alta, cozinhe por 2 minutos. Retire do microondas, passe a faca nas laterais e vire em um prato.

Com o auxílio de uma faca, corte o pão ao meio. Reserve.



Ingredientes do recheio:
3 colheres (sopa) de requeijão zero gordura
2 colheres (sopa) de ricota amassada
2 fatias de blanquet de peru light
2 folhas de manjericão fresco
Pitada de orégano


Espalhe essas duas fatias em um refratário e coloque 1 colher de requeijão em cada fatia. Cubra com o blanquet de peru, a ricota e o restante do requeijão.

Finalize com a pitada de orégano e o manjericão.

Leve ao forno médio pré-aquecido até dourar.

Sirva em seguida. Bom Apetite!


13 de setembro de 2013

As manifestações são contra quem?

Google Imagens
Há alguns meses o Gigante acordou, pessoas foram para as ruas contra o aumento de passagens do transporte público. Outras reivindicações vieram, e outras e outras. Foram momentos de mostra de civismo, o povo nas ruas de todo país contra os desmandos e a corrupção.

Acompanhando esses momentos vieram as depredações, chamadas de vandalismo pelos meios de comunicação. Violência de todas as partes, pois alguns manifestantes ultrapassaram os limites dos protestos. Quebra-quebra geral, invasões e saques em lojas e destruição do patrimônio público viraram atos corriqueiros.

Por outro lado, a reação da força policial foi excessiva em muitos casos. Não diferenciavam os manifestantes daqueles que provocavam tumultos, disparavam balas de borracha, de efeito moral e gás lacrimogêneo provocando muitas vítimas. Muitos foram os casos em que foram vistos policiais disfarçados entre os manifestantes causando tumultos.

Assim como o povo está aprendendo a exercer sua cidadania democrática, acredito que nossa polícia também precisa aprender como proceder nesses casos. A violência não é a maneira ideal para resolver os problemas, de nenhuma das partes. Precisamos ponderar mais sobre isso.

Quanto às manifestações violentas me pergunto: a quem beneficiaria tanto vandalismo? Quem sai prejudicado quando um ônibus é queimado ou uma loja é saqueada? Quem está por trás disso, quem está orquestrando tudo isso? Será mesmo que são atos espontâneos? Se forem, me perdoem senhores manifestantes, mas vocês estão atingindo as pessoas erradas. São os trabalhadores, estudantes e aposentados que ficam sem transporte, que perdem o horário do trabalho, das aulas e de outros compromissos. São pequenos comerciantes que perdem seus negócios e enquanto isso, os algozes do Gigante continuam se esbaldando na farra com o dinheiro público. Prestem mais atenção, a quem as manifestações devem realmente beneficiar?

As ações são necessárias, mas precisam ser pensadas, com toda urgência.


11 de setembro de 2013

Gelatina com Frutas Desidratadas



Uma sobremesa refrescante e muito deliciosa. Não preciso dizer mais nada =)


Ingredientes:
3 bananas nanicas em rodelas
3 maçãs em cubinhos
1 colher (café) de canela em pó
4 pacotes de gelatina em pó (sabor de sua preferência)
4 xícaras (chá) de água fervente
4 xícaras (chá) de água gelada


Modo de Preparo:

Em um refratário de vidro, espalhe as frutas picadas e polvilhe com a canela em pó. Leve ao forno médio pré aquecido e deixe até ficar bem "sequinho" (aproximadamente, 20 minutos - fique atenta para não queimar).

Após, dilua o pó das gelatinas na água fervente e gelada. Misture bem e junte na travessa com as frutas desidratadas e recém retiradas do forno. É importante mexer bem, pois as frutas ficam "presas" no fundo da forma.

Em seguida, leve à geladeira e consuma, após, endurecer.

9 de setembro de 2013

Purê de Couve Flor


Receita leve, baixíssimas calorias e muito saudável: é como posso descrever esse purê de couve flor que amo demais. Mesmo para aqueles que torcem o nariz para a couve flor, recomendo experimentar um pouquinho dessa receita, pois tenho certeza que terão uma nova opinião. Vamos conferir o passo a passo?


Ingredientes:
01 couve flor pequena
1 xícara (chá) de leite desnatado (levemente aquecido)
2 colheres (sopa) de creme de ricota
sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

Corte a couve flor em pequenos buquês e cozinhe no vapor ou no microondas. Após, coloque no liquidificador junto com o leite desnatado, o creme de ricota, o sal e a pimenta. Bata até formar um creme homogêneo. Sirva em seguida.


Segunda Saudável: Aloe Vera ou Babosa

Google Imagens
A Babosa ou Aloe Vera é uma planta natural do norte da África, que apresenta-se como uma espécie de cacto de cor verde, que possui inúmeras propriedades medicinais. Seus benefícios incluem: 

Ação nutritiva: Estimula a formação das células e dos tecidos, pois possui 18 dos 23 aminoácidos necessários para o organismo humano; 

Ação regeneradora: Contribui para a eliminação de células antigas e a formação de células novas; 

Ação hidratante: Aloe Vera possui um gel que restaura tecidos danificados e hidrata a pele; 

Ação digestiva: Aloe Vera possui enzimas que facilitam a digestão; 

Ação anti-inflamatória: Possui propriedades que auxiliam no tratamento de inflamações, queimaduras e infecções. 

Ação anticancerígena: A planta também possui a capacidade de parar o crescimento do tumor, quando utilizada como forma terapêutica complementar. 

Pode consumir a Aloe Vera em forma de gel ou em forma de suco. Estes podem ser preparados de forma caseira, embora possam ser encontrados de forma industrializada nos hipermercados, farmácias de manipulação e dietéticas.

Fonte: Sua Saúde / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Ghost, do Outro Lado da Vida (Ghost - 1990)




Ghost - Do Outro Lado da Vida, lançado em 1990, tornou-se um fenômeno do romance mundial, alavancando as carreiras de Demi Moore e Patrick Swayze.

Sam (Patrick Swayze) e Molly (Demi Moore) se adoram e passaram a morar juntos há pouco tempo. Até que, numa noite, na rua, eles são assaltados, Sam leva um tiro e morre. Mas ele não vai embora, fica na Terra em forma de espírito e acaba descobrindo que seu assassinato não foi um simples acidente. Há uma trama envolvendo gente em quem confiava e ele teme que Molly esteja correndo risco. Determinado a se vingar, proteger sua garota e fazer as declarações de amor que nunca fez, Sam procura a ajuda da vidente Oda Mae Brown (Whoopi Goldberg), uma divertida trambiqueira que não vai se livrar desse fantasma tão fácil.

Um filme emocionante que mistura romance, drama, sobrenatural, comédia e suspense com muita competência. Ghost fez grande sucesso e foi indicado a cinco Oscars, tendo ganho os de Melhor Roteiro Original e de Melhor Atriz Coadjuvante (Whoopi Goldberg).

Nome da música: Unchated Melody
Intepretada por: The Righteous Brothers


Grande abraço e até semana que vem.


6 de setembro de 2013

Batatas Hasselback


Além do visual lindo, essas batatas são deliciosas. Para quem é "batateiro", fica a dica. Basta preparar uma salada de folhas para o acompanhamento e o almoço/jantar já está aprovado!


Ingredientes:
1 a 2 batatas de tamanho médio por pessoa
2 colheres (sopa) de manteiga derretida
2 colheres (sopa) de azeite 
1 colher (sopa) de cheiro verde 
sal, pimenta e ervas desidratadas a gosto 


Modo de Preparo:

Lave bem as batatas em água corrente com o auxílio de uma buchinha de alimentos. Após, leve para cozinhar em uma panela com água e sal até ficar quase "al dente" (mais para dura do que para mole). Retire do fogo e dê o choque térmico com água gelada.

Retire novamente da água e corte as batatas em fatias sem chegar ao fundo (deixe uma base de, aproximadamente, 2cm). Coloque em um refratário forrada com papel-alumínio e espalhe por cima a manteiga derretida, o azeite e os temperos. Leve ao forno médio preaquecido por 20 minutos ou até dourar
Bom Apetite!


4 de setembro de 2013

Cupcakes Coloridos


O Alex é um aluno super querido que frequenta muito a biblioteca em que trabalho. Ele só tem 16 anos e já mostra um talento imenso na arte de cozinhar. Agora, adivinha quem é a provadora oficial das gostosuras dele? Euzinha aqui! Dessa última vez, ele levou esse cupcake bem colorido e, é claro, muito gostoso mesmo. Vamos conferir a receita do Alex?


Ingredientes:
2 xícaras (chá) de açúcar 
3 xícaras (chá) de farinha de trigo
4 colheres (sopa) de margarina bem cheias 
3 ovos
1 1/2 xícara (chá) de leite
1 colher (sopa) de fermento em pó bem cheia

Modo de Preparo:

Bata as claras em neve e reserve. Bata bem as gemas com a margarina e o açúcar. Acrescente o leite e farinha aos poucos sem parar de bater.

Por último agregue as claras em neve e o fermento. Coloque em forma grande de furo central untada e enfarinhada ou em forminhas para cupcake.

Asse em forno médio, pré-aquecido, por, aproximadamente, 40 minutos Quando espetar um palito e sair limpo estará assado

Dica: Para deixar seu bolo lindo e colorido, basta dividir a massa (após o acréscimo do fermento em pó) em três partes e juntar rapidamente corante azul, rosa e chocolate em pó.



2 de setembro de 2013

Suco de Maçã, Cenoura e Limão


Há quase dois meses eu exclui de vez o refrigerante da minha vida. Era uma viciada de carteirinha por coca cola. Agora, busco novos sabores através de sucos naturais. Hoje, compartilho uma das minhas combinações favoritas:

Ingredientes:
2 maçãs médias picadas
2 colheres (sopa) de cenoura ralada
1 limão médio
2 copos (requeijão) de água gelada
Açúcar ou adoçante a gosto

Modo de Preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador. Sirva em seguida.


Segunda Saudável: Azedinha

Fonte: Saúde Integral
Popularmente conhecida como Azeda, Azeda-de-Ovelha, Língua- de-Vaca ou Azedinha, a Rumex acetosa L. é uma planta herbácea com folhas compridas, lisas e largas, que atinge até 60 cm de altura. 

Com origem na Europa e na Ásia, a Azedinha é muito popular desde a Antiguidade. Tem sabor ácido e era utilizada por gregos e romanos para melhorar a digestão. As folhas são ovais e têm textura semelhante à do agrião. Possui um alto teor de celulose, o que auxilia nos problemas intestinais. Também é rica em potássio, magnésio e vitamina C. 

As folhas podem ser usadas em saladas, molhos, sopas e purês, em massas de panquecas, queijo de cabra, ovos e ser cozidas como o espinafre. É um ótimo ingrediente no preparo de vinagretes, para temperar saladas de folhas. É também um bom acompanhamento para peixes e pode entrar no preparo do molho velouté. Por ser muito ácida, utilizada para amaciar carnes. Para difundir o aroma da azedinha num prato, é costume cortar as folhas em finas tirinhas, colocando umas sobre as outras, enrolando-as e pressionado-as bem ao cortar. Dessa forma ela aparece em saladas, omeletes e sopas ou, junto da manteiga e do creme de leite, vira purê. 

O purê de azedinha, muito popular na França, acompanha muito bem peixes cozidos e carne de vitela. O filé de salmão e molho de azedinha, na receita de Pierre Troisgros, um dos papas da Nouvelle Cuisine, virou um clássico da gastronomia francesa moderna, sendo citados em vários livros de culinária. 

Comprando 

As folhas frescas são encontradas em supermercados, feiras livres e mercados. Dê preferência às folhas mais viçosas e que não possuam manchas escuras nem de bolor. As folhas mais novas são mais tenras e cozinham rapidamente. As mais velhas são muito mais ácidas e necessitam entre duas e três trocas de água para diminuir sua acidez. 

Conservando 

O ideal é que seja consumida logo após a colheita, mas pode ser acondicionada em embalagem plástica limpa e seca, por 3 dias, no máximo. 

Combinando 

O estragão, juntamente com salsa, cerefólio e cebolinha, faz parte da tradicional mistura francesa de ervas chamada "fine herbes" (ervas finas). 

Preparando 

Lave as folhas em água corrente para remover as impurezas e deixe de molho em solução anti-séptica para verduras diluída em água. Outra maneira é cortar as folhas em tiras bem fininhas e espalhá-las sobre um peixe. 

Dicas 

A azedinha é rica em vitamina C. Por isso, procure utilizá-la rapidamente e de preferência crua. 

Não cozinhe a azedinha em panela de ferro, pois sua elevada acidez faz com que ela mude de cor. 

As folhas mais jovens são menos ácidas e ideais para saladas. 

Uso Medicinal 

Contém vitamina C, trata a bronquite e aumenta o apetite. Na Antiguidade, era utilizada por gregos e romanos para melhorar a digestão. O consumo da azedinha proporciona efeitos adstringente, diurético e refrescante no organismo. 

Azedinha tem o mesmo antioxidante do vinho 

Se não bastasse todas essas vantagens, a raiz da planta ainda tem alta concentração de antioxidantes - especialmente resveratrol - substância associada à prevenção de problemas cardiovasculares e de alguns tipos de câncer, também encontrada no vinho e no suco de uva. 

Além disso, a hortaliça possui efeito protetor sobre as células do fígado, o consumo indicado é de uma xícara (chá) de azedinha, três vezes por semana.

Fonte: Bonde Ervas e Temperos / Cine e Séries


As Músicas Mais Marcantes do Cinema: Meu Primeiro Amor (My Girl - 1991)



Lançado em 1991, o drama romântico estrelado por Macaulay Culkin e Anna Chlumsky comoveu a todos ao apresentar uma linda história de amor de duas crianças ao som de "My Girl", da banda The Temptations.

Nome da música: My Girl
Composta: banda The Temptations



Grande abraço e até semana que vem.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Curta nossa Fanpage!

Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Visitantes